ao

17.9.07

Sobre a Califórnia

A Califa... eu sempre quis conhecer. Confesso que me decepcionou em alguns pontos, já em outros, me surpreendeu positivamente, como as praias, que não esperava serem tão bonitas. Aliás, o que mais vale a pena para o turista lá é a paisagem natural, pena que os americanos parecem gostar de criar ambientes artificiais, totalmente desnecessários. Deveriam aproveitar (e preservar) melhor a natureza que têm ali, belíssima, e deixar pra lá toda essa cultura de plástico deles.
Pois é... em vez de flores no cabelo os californianos agora usam óculos de sol da Dior e uma fitinha ridícula colada em seus carros poluentes, que diz: We support our troups. As poucas vozes dissonantes usam essa fitinha para esboçar um protesto fraco contra as guerras, mas imagino eu que motivadas somente pelo zelo egoísta aos jovens soldados americanos, o que para falar a verdade não difere muito da época do Vietnã. Mas aqueles tempos devem ter sido bem diferentes, sim. Será que o sonho acabou mesmo?
De qualquer forma, ainda tem muito maluco por aquelas bandas, principalmente em Los Angeles. Não sei o que faz aquela terra abrigar tanta gente doida, acho que todos simplesmente se sentem muito à vontade para serem o que quiserem, apesar dos pesares. Sinceramente, não consegui concluir nada, se alguém souber por que tem tanto maluco por lá, me conte.

---

A quem interessar possa, eu tenho o roteiro ideal para conhecer a Califórnia! Claro que minha viagem foi toda ao contrário e acabei não conhecendo alguns lugares (quem sabe não volto daqui a uns 10 anos?). Se eu fosse agora para lá, desceria em LA, alugaria um carro para passear um fim de semana lá, depois pegaria um vôo de ida a San Francisco (isso existe, vôo só de ida?). San Francisco dá para curtir em uns cinco dias, a cidade não é tão grande (embora seja uma "cidade grande") e é bem menos espalhada que as outras. Eu me hospedaria em downtown. Depois alugaria um carro para descer a costa até San Diego. Antes, passaria uns dias no parque Yosemite, que dizem ser lindo, eu não cheguei a conhecer. Descendo a costa pela CA-1 highway (que foi uma das coisas mais legais que fiz na viagem, é deslumbrante), faria uma parada por um, dois dias na cidade de Carmel, que também não pude conhecer e fica a nem duas horas de SF. Mais para frente tentaria me programar para passar a noite em alguma outra cidadezinha no caminho, deve ter muito lugar bacaninha - só para não ficar muito cansativo, se desse tempo. Chegando a San Diego, ficaria uns dez dias, para dar tempo de conhecer várias praias, inclusive algumas próximas, como a Laguna Beach, que fica no Orange County e é muito linda. Tentaria voltar de trem a LA, desta vez hospedada perto das praias, que não ficam longe do aeroporto. Deixaria para conhecer as praias de LA ao final da viagem, portanto: Venice, Santa Monica e Malibu, vale a pena tirar uns dois dias para conhecer e curtir a praia mais uma última vez.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial