ao

2.12.08

I live by the river

Quando comentei sobre o rio Paraíba noutro dia, devo ter dado a impressão de que o "olor a pedo", como diria Penélope Cruz, e as PETs boiando, eram exclusividade do saudoso Rio Tietê, mas eu estava falando mesmo do meu rio (não tão) particular (assim).
Sim, porque há dias em que o cheiro de esgoto exala bem forte aqui para os "nouveau-riches" de Sanja, e eu já vi (tá certo que foi só uma vez nesses quase dois anos) duas PETs passando ao lado dos patinhos.
Em época de chuvas, como agora, é uma maravilha, mas no inverno esses dias bons são mais raros.
Segundo eu li, o pobre Paraíba do Sul é castigado por 1 bilhão de litros de esgoto diários. E isso é só a poluição do esgoto doméstico! Em Sanja, até outubro agora, apenas 50% do esgoto é tratado. No paraíso eGológico de Campos do Jordão, apenas 45%. Há cidades do Vale do Paraíba que tratam 0% de seu esgoto.
Parece que os investimentos da Sabesp são insuficientes, e eu me pergunto se não seria mais proveitoso a Sabesp gastar menos em campanhas de apelo para a população economizar água e mais em cumprir seu papel na despoluição dos rios, para garantir ao menos a existência de água limpa para as próximas gerações?
Pelo que consta, seriam necessários 5 bilhões para despoluir o rio Paraíba, reconstituir a mata em suas margens e conter a erosão. As notícias são boas, no entanto, pois já há projetos a caminho para melhorar um pouco a situação na tentativa de salvar o rio.
Agora babem, babies, na minha vista do banquinho:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial