ao

17.4.08

Da amizade

E como reconhecer um amigo verdadeiro? Aquele que nunca muda? Que te conta tudo? Ou aquele que nunca julga? Aquele que está sempre à disposição?
A amizade virou um tribunal de condenação - tudo que você disser pode e será usado contra você?
Quanto eu deveria ter me resguardado para não passar por isso? Tanto quanto aqueles que eu julgo pouco amigos pela falta de confiança em mim?
A verdade é que a vida de todos muda e as pessoas se afastam por força das circunstâncias. Isso já foi dito tantas e tantas vezes.
Para mim a amizade perfeita é aquela amizade adolescente, de entrega total, mas ela não perdura na idade adulta. Todos ficamos mais ocupados, egoístas, intolerantes. Não se pode comparar nem se pode exigir algo que nós mesmos não podemos dar e não damos. É justo colocar a amizade em uma escala?
Exigir que não nos julguem, quando nós mesmos somos tão intolerantes? Como pedir franqueza se nossos próprios pensamentos são, com freqüência, impublicáveis? Como impedir que nos joguem na face exatamente aquilo que não queremos escutar, mas deveríamos, pois são ecos de nós mesmos?
A verdade é que estou cansada de me desdobrar. Cansei de me sentir injusta ou egoísta, cansei de pedir e de me doar o tempo todo. O que eu queria era construir uma nova vida, pois a que ficou para trás não vai voltar. Isso não significa abandonar todos que lá ficaram. Gostaria de trazê-los comigo, mas o fardo anda pesado demais para mim.

1 Comentários:

Blogger Dani disse...

Oi, amiga!!!

Pois é, tem uma coisa que você disse que eu assino embaixo. A amizade perfeita é a adolescente, de entrega total, cumplicidade total. Mas ela realmente deixa de existir na idade adulta. As responsabilidades, os afazeres, o stress, a maturidade, tudo isso colabora um pouco para que ela deixe de existir.

Mas existe um outro tipo de amizade verdadeira na vida adulta: aquela que você sabe que, mesmo estando longe da pessoa, pode contar com ela quando precisar realmente.

19/4/08  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial