ao

18.3.10

Por que vacas?

Sorria! (:

Primeiro foi uma amiga dizendo que não entende essas vacas desfilando enfeitadas por São Paulo. Aí veio o artista X, que colocou o touro Bandido montado sobre algumas delas, com o argumento de que o touro é um símbolo muito mais nacional do que a vaca, em especial esse touro que nunca se deixou montar nos rodeios, portanto é, supostamente digamos assim, muito macho. Ele prosseguia alegando não crer que as obras de arte pintadas sobre vacas e espalhadas pelas ruas da cidade necessariamente aproximem as pessoas da "Arte".
Eu pergunto: por que não? Ou citando uma pessoa muito inteligente: por que se está pintado sobre uma tela esticada é Arte e sobre uma vaca, não? Se uma vaca já é uma obra de arte da natureza!
Para mim esse cara do touro só quis aparecer em cima das vacas, literalmente. Será que ele não foi aceito na seleção de artistas que queriam pintar uma das vacas e resolveu se vingar?
Vingança, tudo a ver com a mentalidade masculina, de rodeios, de curra, violência; belo símbolo nacional!
Muito obrigada, mas não. Prefiro as vacas. Que a meu ver simbolizam o feminino, a generosidade dela que é a mãe de todos nós, a Terra. A natureza. E não devemos confundir essa generosidade com passividade, como fez o artista. Por que a vaca nos dá o leite, e ainda somos tão abusados que lhe roubamos a carne, o couro, o tutano, tudo. E ela ali, sem reagir com violência, feito o touro: passiva ou pacífica?
Mas essa é só a minha opinião. (E, pensando bem, acho que o touro simboliza melhor muitos de nós mesmo.)
Eu me animei a escrever aqui sobre a Cow Parade porque entrei no site da Tok Stok para ver os produtos relacionados a elas que estão vendendo por lá, e no meio do texto, a pergunta em negrito: Por que vacas?
E gostei da explicação, que reproduzo a seguir, mas que resumindo seria: porque elas nos fazem sorrir.

"A vaca tem diversas representações ao redor do mundo: é sagrada, é histórica, mas o sentimento comum é de carinho. Ela faz todos sorrirem. Esta foi a idéia do artista suíço Pascal Knapp quando criou, em 1998, esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar risos. Desde então, já foram criadas 4.400 vacas em todo o mundo.
Servindo como uma tela de arte, não existe nenhum outro animal que possua a forma, flexibilidade e amplitude de uma vaca. As três formas (de pé, pastando, repousando) fornecem aos artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas, e transformá-las em outros animais, pessoas ou objetos."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial